terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Maçonaria Portugal - A Maçonaria Egípcia credível presente em Portugal

A MAÇONARIA EGÍPCIA EM PORTUGAL


Existem várias Obediências/Lojas Maçónicas que praticam diversos Ritos dos ditos Egípcios em Portugal, nomeadamente o Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim, nas suas duas vertentes, oriundos de Itália (Rito Antigo Oriental Memphis Misraim) e proveniente de França (Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim), assim como o Rito de Memphis.

O que é um Rito? e que significa o seu nome? vejamos no caso do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim, da Estrutura Maçónica que detêm a Tradição Regular proveniente de França, e instalada em Portugal, a saber, o SSI (Soberano Santuário Internacional de Memphis Misraim) e a GLSF - Grande Loja Symbolique de France.

Rito: é o conjunto de regras e cerimónias praticadas em nossa Tradição. O Rito é um caminho iniciático em si mesmo. 

Antigo: Originalmente em nosso Rito encontramos o Rito de Misraim (Veneza, Itália - 1788) e o Rito de Memphis (Montauban, França - 1815). Foi o Grão-Mestre Giuseppe Garibaldi quem preparou e viabilizou a fusão dos dois Ritos em 1881.

Primitivo: O actual Rito MEMPHIS MISRAIM tem uma primeira filiação que vem do Rito Primitivo, de Paris,  em 1721, e do Primitivo dos Philadelphos, Narbonne, em 1779.

Memphis: Cidade do Antigo Egipto, situada no delta do Nilo. Ali foi criado o Rito por iniciados que estavam em contacto com essa antiga civilização.

Misraim: Essa palavra é a forma plural de "Egípcio". O rito aparece em Veneza, num grupo de socinianos. A patente constitucional foi dada por Cagliostro.

Soberano Santuário: Termo específico do Rito de Memphis Misraim. É a Direcção do Rito como um todo, seguindo as antigas Tradições.


A G.L.S.F - Federação Portuguesa e o Soberano Santuário Internacional do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim em Portugal
São várias as Lojas que trabalham nas três diferentes vias (Masculina, Feminina e Mista) nos três graus azuis (Aprendiz, Companheiro e Mestre) sob os auspícios do G.L.S.F - Federação Portuguesa em Portugal no Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim.

No coração de Lisboa, cidade com forte influência histórica Templária e Maçónica, onde permanecem ocultos e dispersos sinais não identificáveis pelos olhos pouco treinados, misturam-se na brisa predominante que sopra de Noroeste o esoterismo, a simbologia e a tradição. 

Rito Memphis Misraim no Porto
Para além das Lojas existentes em Lisboa, é possível encontrar e trabalhar a Maçonaria Egípcia também na cidade do Porto, na Via Mista.

Imbuídos dos deveres maçónicos, os Franco-Maçons desta estrutura asseguram-se que seja vivenciado o verdadeiro espírito dos iniciados e que estes sejam sempre animados com o mote da Maçonaria Universal e particularmente da progressista, a saber: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Dentro da máxima tolerância e num espírito de fraternidade, asseguramos de uma forma regular a continuidade da tradição iniciática que nos foi confiada pelo S.S.I e a G.L.S.F em Abril de 2008 com a consagração da Loja MAAT, Nº100 ao Oriente de Lisboa e dos Altos Graus do Rito Memphis Misraim. Através de uma selecção rigorosa das qualidades intrínsecas do candidato, garantimos que os trabalhos e a admissão (controlada em número máx. de 4 candidatos por ano) dos nossos membros são para nós, o garante de um trabalho iniciático sério, que respeita a tradição maçónica simbólica e iniciática e que é reforçada por uma contínua e exigente formação/instrução. O rigor na qualidade da práctica dos rituais e dos trabalhos maçónicos em Loja, permite assegurar que esta estrutura prima pela qualidade em detrimento da quantidade dos seus membros.


Sem comentários: