quinta-feira, 24 de julho de 2008

Sabedoria Universal

Como tem sobrevivido a maçonaria, resistido a tanto ataque e maledicência? Com atenção, qualquer aprendiz compreende esse facto pelas básicas regras de bom senso que desde o início do seu percurso os mestres (aprendizes mais velhos) tentam incutir/fazer passar. Um dos tais princípios/regras é quando à sabedoria com que se deve usar a linguagem e que se materializa na história seguinte:

Um dia um homem aproxima-se de Sócrates e diz-lhe,

- Sócrates, sabes o que acabei de ouvir acerca de um dos teus alunos?
- Espera um momento. - Disse Sócrates- Antes de continuares, quero fazer-te um teste, chama-se o Teste das 3 Peneiras.
- Teste das 3 Peneiras?!
- Sim. - Continuou Sócrates- Antes de me dizeres seja o que for acerca do meu aluno, vamos peneirar aquilo que me queres dizer. A 1ª Peneira é a verdade. Tens a certeza absoluta que o que me vais dizer é Verdade?
- Não... eu só ouvi...
- Tudo bem. - Disse Sócrates- Então não sabes se realmente é Verdade ou não. Vamos tentar a 2ª Peneira. A Peneira da Bondade. Aquilo que me vais dizer acerca do meu aluno é algo Bom?
- Nem por isso...
Então Sócrates continuou.- Queres dizer-me algo mau acerca dele mesmo sem saberes com certeza se é verdade?
O amigo ficou embaraçado. Sócrates continuou...
- Ainda tens a hipótese de passar o teste porque existe uma 3ª Peneira, a Peneira da Utilidade. O que pretendes dizer acerca do meu aluno vai ser-me muito útil?
- Acho que não.
- Bem... - Concluiu Sócrates - Se o que me queres dizer não é Verdade, nem Bom, nem Útil para mim porque mo queres dizer?!
O amigo ficou envergonhado!

Fonte: Clicar aqui

A aprendizagem maçónica manifesta-se na preocupação com as coisas relevantes do mundo e com a sobriedade, honestidade, humildade, lealdade, que deve caracterizar a conduta de um maçom. Por isso mesmo se pode concluir que não é a porta da maçonaria demasiado estreita mas sim a soberba humana por vezes demasiado larga.

David

1 comentário:

Anónimo disse...

Achei o vosso site interessante. Pena é, que nesta altura de Globalização e Universalidade, não mencionem, entre as várias obdiências, a GLFP. Não obstante os "Landmarks", também temos de há uns anos a esta parte um papel importante na História da Maçonaria. No entanto, recomendarei o vosso site.
T:.: A:. F:.
Teresa