quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Maçonaria e Regicídio

Para o grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL) «há uma certa tendência por parte de gente mal informada e por vezes mal intencionada, em tornar a Maçonaria o bode expiatório de todos os atentados e de todas as desgraças que aconteceram».

«Confunde-se Maçonaria com Carbonária»

A «discrição» desta «ordem iniciática» tornaram-na «bode expiatório das monarquias absolutas, da igreja católica e das ditaduras comunistas e fascistas», explicou Reis.

Reportando-se a 1908, António Reis disse: «Confunde-se Maçonaria com Carbonária e relativamente a esta é falso que tenha sido a sua Alta Venda [direcção máxima] que decidiu o regicídio».

Segundo Reis, «está historicamente comprovado que o regicídio resultou de uma decisão de uma organização que teve à sua cabeça o sector operacional da Carbonária, uma unidade que agiu à revelia da Alta Venda, chamada Coruja e em conjugação com os dissidentes do Partido Progressista, nomeadamente o monárquico José de Alpoim, seu principal impulsionador, e o Visconde da Ribeira Brava». (Clicar aqui para ler resto do artigo)

Sem comentários: