quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Origem do Rito Escocês Antigo e Aceito

Ao contrário do que vulgarmente se acredita, o RITO ESCOCÊS nada tem a ver com o Estado da ESCÓCIA, pois na época do aparecimento deste rito, as Lojas de lá trabalhavam no Rito de YORK, como em toda a Grã-Bretanha. Afirmam certos historiadores tradicionais, mas sem jamais terem podido comprová-lo ou documentá-lo, que a criação de graus "inefáveis" deste rito se teria procedido logo depois da terminação da primeira Cruzada (1099 D.C.), na Escócia, na França e na Prússia, simultaneamente.

Mas tudo isto é pura fantasia, bastando dizer que a Prússia então, como Estado, ainda nem existia. Houve, isso sim, a criação de inúmeros "títulos" honoríficos de "Ordens de Cavalaria", mas estas nada tinham a ver com a Maçonaria. É muita vontade de criar uma falsa antiguidade, hoje em dia muito usual na Arte Real, e muito similar, à ideia de ANDERSON, ao publicar, depois de sua famosa CONSTITUIÇÃO DE 1723, uma nebulosa "HISTÓRIA PATRIARCAL DA MAÇONARIA" (começando em 3785 A. C. E terminando na Inglaterra em 1714 DC). (Clique aqui para ler o resto)

1 comentário:

Anónimo disse...

caros

No Brasil o Rito Escoces é o mais praticado, eu mesmo estou na Ordem a 30 anos e só conheço este rito que julgo meuito belo e completo.

abrç laurindo
laurindo@sercomtel.com.br