domingo, 2 de dezembro de 2007

Para Reflectir

Sê humilde se queres adquirir sabedoria;
Sê mais humilde ainda, quando a tiveres adquirido.

Um jovem Aprendiz não estava contente com suas limitações no topo da Coluna do Norte. Consumiu tantos anos de sua vida profana em bancos escolares, completou com distinção seu curso Universitário, fez mestrado, M. B. A., etc.

Aprendera a atribuir um valor hierárquico a tudo o que existe. Queria competir e mostrar logo tudo o que sabia. Mas não fazia a menor ideia de quantas coisas não sabia. Não se convencia de que o Maçom tem o culto da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade, sobre tudo... Tanto reclamou que seu padrinho interferiu: Você é jovem e tem uma vida pela frente. Não há nada de errado em ser ambicioso na vida, mas como maçom, você se impõe pela ética na busca de sua ambição.

Todos os Aprendizes começam simbolicamente "quebrando pedra". Somos todos "pedras brutas", cheios de vícios, de defeitos. Após algum tempo transformam-na numa Pedra Cúbica, polida, lisa, destituída de arestas - um Maçom. Essa é a função da Maçonaria, essa é a finalidade da Pedra Bruta, esse é o seu mais profundo significado. - A Pedra Bruta representa a natureza humana, bruta, rude, não trabalhada, simboliza a imperfeição. Por que vive reclamando? Não percebia que em Maçonaria não existe plano de carreira, porém ensina, ajuda os homens a modificar pensamentos, palavras e hábitos, a trabalhar sem se preocupar com celebridade e glória. (Para ler o resto clicar aqui)

Sem comentários: