domingo, 18 de novembro de 2007

Simbologia Maçónica

Link original, clicar aqui


Glossário de Simbologia Maçónica

Delta

Triângulo Sagrado. Símbolo da Divindade e da Natureza, emblema da Tri-Unidade.delta corresponde à letra G do código templário.

Delta luminosoSímbolo do Poder Supremo. Representa a Omnisciência. Nos templos maçónicos, localiza-se a Oriente, em cima do trono do venerável Mestre.
GLetra sagrada inscrita no centro do esquadro. Primeira letra da palavra Deus em inglês (God). Início da palavra Geometria (símbolo da arte da Arquitectura).
Olho

O olho inscrito no delta luminoso simboliza o Sol visível, fonte de luz e da vida; simboliza igualmente o Verbo, o princípio criador, a presença omnisciente de Deus, a omnisciência da razão superior, omnisciência do dever e da consciência. Corretamente desenhado, o olho não deve ser direito nem esquerdo, mas impessoal e abstrato.

ChaveSímbolo da fidelidade e da discrição. Emblema do Tesoureiro de todas as lojas e ritos.
ColméiaSímbolo do trabalho coletivo e da solidariedade, simboliza o trabalho maçônico.
Estrela de cinco pontasEstrela pentagonal, também chamada pentalfa, é o emblema da natureza e do homem que nesta se insere. As cinco pontas iguais correspondem à cabeça e aos quatro membros do ser humano. De vértice voltado para cima, simboliza a Vida em evolução, de vértice voltado para baixo, a Vida em revolução.
Colunas simbólicasSimbolizam a solidez de um edifício, quer seja arquitectural, social ou pessoal. As colunas simbolizam também a Árvore da Vida. As colunas indicam limites e geralmente enquadram portas. Simbolizam as colunas do Templo de Salomão, duas, em bronze, construídas por Hiram. A coluna da direita tinha o nome de Jaquin e a da esquerda o nome de Boaz. Nas lojas maçónicas, os aprendizes alinham pela coluna J, e os companheiros e mestres pela coluna B.
As colunas simbólicas têm romãs no cimo, à semelhança das colunas do Templo de Salomão.
RomãsAntes de mais, a romã é um símbolo de fecundidade. Maçonicamente simboliza a união de muitos mações em torno da maçonaria. Coroam as colunas de J e B dos Templos.
EsquadroResulta da união da linha vertical com a linha horizontal.Símboliza a perfeição, a retidão e também da ação do Homem sobre a matéria e da ação do Homem sobre si mesmo. Significa que devemos regular a nossa conduta e as nossas ações pela linha e pela régua maçônica.
CompassoTerceira das Grandes Luzes que iluminam a Loja. S ímbolo do espírito, do pensamento nas diversas formas de raciocínio, e também do relativo (círculo) dependente do ponto inicial (absoluto). Os círculos traçados com o compasso representam as lojas.
Águia bicéfala

Distintivo dos mais elevados graus da Maçonaria Filosófica e Administrativa. Emblema do grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Fio de prumo

O fio de prumo serve para verificar a vertical correta de qualquer lugar. Na Maçonaria especulativa o fio de prumo simboliza a profundidade e a retidão do conhecimento, sem quaisquer desvios. E tal como entre pedreiros o fio de prumo, associado ao nível e ao esquadro, permite construir com perfeição um edifício, da mesma forma, entre os pedreiros-livres, aqueles objetos são indispensáveis à perfeição do indivíduo.

Penas cruzadasSimboliza o Secretário de Loja.

Sem comentários: