sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Apresentação

O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa diz-nos: "Maçonaria - Sociedade parcialmente secreta, cujo objectivo principal é desenvolver o princípio de fraternidade e da filantropia; associação de pedreiros-livres, Franco-maçonaria". A esta definição acrescentamos: Trata-se de uma sociedade Iniciática exclusiva para Homens cujo objectivo consiste, unicamente, em ajudá-los e dar-lhes acesso à Iniciação e aos Conhecimentos que, mais do que nunca, o Homem tem necessidade para continuar a edificação do seu Templo interior, isto é, descobrir o seu "Eu" oculto, e continuar a edificação de seu Templo exterior - e preparar o advento de uma sociedade mais humana e mais esclarecida. E o segredo? Existe ou não? Se existe, que mistério é esse que a Maçonaria esconde?

A Maçonaria Universal não é, dentro da realidade actual, uma Sociedade SECRETA e sim uma Sociedade DISCRETA, por se achar reservada, e que interessa exclusivamente, àqueles que dela participam. Há, realmente, uma grande diferença entre estes dois conceitos. Como SECRETA dever-se-ia entender que se esconde na Maçonaria algo que não pode ser revelado. O que acontece é que a Maçonaria Universal conserva como princípio e tradição a sua maneira própria de agir, o uso de iniciação Ritualista, a Simbologia universal de suas práticas espiritualistas, alguns de seus estudos, e o carácter de organização restrita a seus membros. A Maçonaria não combate qualquer religião, mas não aceita a bruxaria, o fanatismo e a superstição.

A Maçonaria faz sacrifícios ou tem parte com o diabo?
Não, estas mentiras foram inventadas na Idade Média por sectores ligados à Inquisição, com o intuito de colocar o povo oprimido contra a Maçonaria, a única organização que o protegia das perseguições de certo clero.
Desde sua origem, proclama a existência de um Princípio Criador, DEUS, sob a denominação de Grande Arquitecto do Universo.
É espiritualista; acredita na imortalidade da Alma e condena a discussão sectária de natureza política ou religiosa. Procurando unir a espécie humana pelos laços do amor fraternal, a Maçonaria cumpre a lei básica de qualquer credo religioso válido:
" Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo" - MATEUS 22:39 e LEVÍTICO 19:18 A Maçonaria é acessível aos homens de todas as classes, crenças religiosas e convicções políticas, excluídas aquelas que privam o indivíduo da liberdade de consciência e exijam incondicional submissão a seus chefes, é contra o fanatismo, a bruxaria e a superstição.

Fonte:
http://www.lojamaconica.org.br/segredo_1.htm