quinta-feira, 31 de julho de 2008

Sois Maçon?

Afinal eu entrei na MAÇONARIA.

Que questionamento infantil!

Então surge alguém, se dizendo “um eterno aprendiz” e pergunta.

Ousa me perguntar!

E inicia com a minha resposta, ou melhor, parte dela.

Afinal eu entrei na MAÇONARIA!

Mas a MAÇONARIA entrou em você meu irmão?


Prancha recebida de um Irmão leitor do Brasil, clicar aqui para ler

domingo, 27 de julho de 2008

Teurgia, A Arte Sagrada dos Adeptos.

Trecho do livro"Theurgy, the Sacred Art of the Adepts"
de Demetrius Polychronis (c) 2001
editora Pyrino Kosmos
Traduzido por Geórgia Nuño Racca


O Termo “Teurgia” é derivado da linguagem grega.

THEOU ERGON = THEURGIA

Literalmente significa “O Trabalho de Deus”.

O que é Teurgia? Em um primeiro contato, pode-se dizer que não é nada mais do que Oração – Uma Oração que encontra algumas condições íntimas e é expresso por um ritual simples. Os objetivos são:

• Aliviar o sofrimento e;
• Ressuscitar a humanidade no Amor de Deus e na sua Sabedoria.

A . Expressão da Espiritualidade Humana.

“Espiritualidade” pode ser definida como “a relação do homem com Deus”. E, então, não havendo nenhuma ligação entre “intelectualidade”, “conhecimento” ou “educação”.

As expressões da espiritualidade humana podem ser resumidas em:

A. Exotérica
1. Religião, devoção exotérica.

B.Esotérico
1. Esoterismo religioso ( Monástico)
2. Esoterismo Filosófico (educação, ensinamento)
3. Esoterismo Sacramental (Teurgia)

Fonte:Clicar aqui para ler o resto

Em Busca do Templo Interior

Referência 1

«Advirto-te, sejas quem fores...
Tu! Que desejas sondar os arcanos da Natureza, se não encontras dentro de ti aquilo que procuras... Tampouco o poderás encontrar fora.

Se ignoras as excelências da tua própria casa, como poderás encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros!

Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»

Tales de Mileto

Inscrição no Templo de Delfos, que a maioria dos historiadores não querem admitir ser de Tales de Mileto!


Referência 2

Evangelho S. João, Cap. 2
Então os judeus lhe perguntaram: "Que sinal miraculoso o senhor pode mostrar-nos como prova da sua autoridade para fazer tudo isso?"
19
Jesus lhes respondeu: "Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias".
20
Os judeus responderam: "Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias?"
21
Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo.

Referência 3

O Buda disse: "Digo-vos que dentro do corpo... podeis encontrar o mundo, e a origem do mundo, e o fim do mundo, e a senda... para todos os propósitos.

A maçonaria congrega em si a sabedoria/ensinamentos de todos os tempos, a busca por uma existência superior, que se oferece a todos mas de percurso naturalmente de sacrifício (Sacro-ofício)... A construção do templo interior, vencendo paixões e buscando virtudes... Com humildade e sentido fraterno... Assim se fortalece/perpetua a ordem.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Maçonaria Feminina

Adesão à Maçonaria feminina aumenta

Desde sempre envolvida em mistério, a maçonaria continua a ser entendida como um poderoso lobby. Maria Belo, grã-mestra da Grande Loja Feminina de Portugal e co-fundadora da primeira loja feminina portuguesa, garante que não. Às maçonas, que poderão ou não estar envolvidas na vida política, disse ao SEMANÁRIO, interessa, sobretudo, o debate de temas filosóficos e sociais.

Desde sempre envolvida em mistério, a maçonaria continua a ser entendida como um poderoso lobby. Maria Belo, grã-mestra da Grande Loja Feminina de Portugal e co-fundadora da primeira loja feminina portuguesa, garante que não. Às maçonas, que poderão ou não estar envolvidas na vida política, disse ao SEMANÁRIO, interessa, sobretudo, o debate de temas filosóficos e sociais. O que acontece é que as discussões "transpiram" para a sociedade através das actividades e do círculo de amizades que "as irmãs" mantêm. A ex-europdeputada socialista está satisfeita com a crescente adesão à maçonaria feminina: desde 2001, já há mais quatro lojas e o número de adeptas portuguesas passou de 150 para 250.


Lisboa foi a cidade escolhida para receber a assembleia-geral do Comité Internacional de Ligação das Maçonarias Femininas. Amanhã as grã-mestras de Portugal— a ex-eurodeputada socialista Maria Belo—, de França, Bélgica, Itália, Alemanha e Suíça reúnem-se para definir o plano de actividades para este ano. A ocasião será aproveitada para trocar ideias e definir actividades para este ano. Mas será também uma oportunidade de desmistificação dos preconceitos que ainda envolvem a maçonaria. Deste modo, depois da assembleia, realiza-se no Palácio da Trindade um jantar aberto a não maçons e aos representantes da maçonaria masculina: António Arnaut (Grande Oriente Lusitano), Trovão do Rosário (grande Loja Regular de Portugal) e Jorge Gomes (Direito Humano).
Ao SEMANÁRIO, a psicanalista e ex-eurodeputada socialista, explicou de que se trata a reunião internacional. "Vai ser um agrupamento de diferentes obediências que serve para a troca de informações acerca da forma como decorrem trabalhos nos distintos países. Queremos também apoiar as maçonarias que estão agora a começar, sobretudo nos países em desenvolvimento", avançou. Bem como "preparar o colóquio da sociedade em 2006 que ocorrerá em Portugal. Eleita grã-mestre da Grande Loja Feminina de Portugal (GLFP) no ano passado, Maria Belo considera que o relevo da organização que encabeça se relaciona com a falta de espaços de discussão para as mulheres.
"Ao contrário do que acontece noutros países, em Portugal não existe uma grande tradição em movimentos e organizações e organizações femininas". A GLFP é "um espaço onde é possível às mulheres aprofundar a forma de estar no mundo, com regularidade". Apesar das preocupações que manifestam serem em tudo semelhante às dos homens maçons, nas reuniões femininas está presente a "tentativa de perceber o que é ser uma cidadã. De que forma uma mulher se integra na sociedade, não só nas instituições políticas, mas principalmente ao nível da Família e de outras instituições sociais", revela. "Apesar das condições que as mulheres têm, actualmente, para lutar pela sua igualdade, é necessário que haja uma reflexão sobre as formas de aprofundar a democracia". Uma forma de intervir, não directamente enquanto membros da maçonaria, mas nas actividades profissionais ou ideológicas que desempenham.
Nas reuniões não há temas tabus, mas "evita-se a religião e política". "O que nos preocupa não são as questões do quotidiano político mas das grandes questões". Um exemplo: não há uma posição oficial (até porque as maçonas são originárias de diversos quadrantes políticos) acerca da liberação do sistema de Saúde, "o que discutimos é o que se espera do Estado e da sociedade relativamente à saúde, procuramos também identificar os problemas mais importantes".
Quanto à adesão das mulheres portuguesas, Maria Belo está satisfeita. "Há um interesse crescente nas actividades maçónicas"espelhado no aumento de lojas e de membros.

Fonte: Clicar aqui.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Sabedoria Universal

Como tem sobrevivido a maçonaria, resistido a tanto ataque e maledicência? Com atenção, qualquer aprendiz compreende esse facto pelas básicas regras de bom senso que desde o início do seu percurso os mestres (aprendizes mais velhos) tentam incutir/fazer passar. Um dos tais princípios/regras é quando à sabedoria com que se deve usar a linguagem e que se materializa na história seguinte:

Um dia um homem aproxima-se de Sócrates e diz-lhe,

- Sócrates, sabes o que acabei de ouvir acerca de um dos teus alunos?
- Espera um momento. - Disse Sócrates- Antes de continuares, quero fazer-te um teste, chama-se o Teste das 3 Peneiras.
- Teste das 3 Peneiras?!
- Sim. - Continuou Sócrates- Antes de me dizeres seja o que for acerca do meu aluno, vamos peneirar aquilo que me queres dizer. A 1ª Peneira é a verdade. Tens a certeza absoluta que o que me vais dizer é Verdade?
- Não... eu só ouvi...
- Tudo bem. - Disse Sócrates- Então não sabes se realmente é Verdade ou não. Vamos tentar a 2ª Peneira. A Peneira da Bondade. Aquilo que me vais dizer acerca do meu aluno é algo Bom?
- Nem por isso...
Então Sócrates continuou.- Queres dizer-me algo mau acerca dele mesmo sem saberes com certeza se é verdade?
O amigo ficou embaraçado. Sócrates continuou...
- Ainda tens a hipótese de passar o teste porque existe uma 3ª Peneira, a Peneira da Utilidade. O que pretendes dizer acerca do meu aluno vai ser-me muito útil?
- Acho que não.
- Bem... - Concluiu Sócrates - Se o que me queres dizer não é Verdade, nem Bom, nem Útil para mim porque mo queres dizer?!
O amigo ficou envergonhado!

Fonte: Clicar aqui

A aprendizagem maçónica manifesta-se na preocupação com as coisas relevantes do mundo e com a sobriedade, honestidade, humildade, lealdade, que deve caracterizar a conduta de um maçom. Por isso mesmo se pode concluir que não é a porta da maçonaria demasiado estreita mas sim a soberba humana por vezes demasiado larga.

David

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Ser irmão...

Se aceitarmos que a sublime grandeza que caracteriza a criação artística reside no facto de não só evocar/manifestar o universo do criador mas, e não menos, fazer despertar/libertar no apreciador uma infinita combinatória interpretativa, que em si mesma também é acto de criação, então que se me permita lembrar algumas palavras do maçom Fernando Pessoa (Irmão Hiram) que a seguir livremente interpretarei:

Se alguém bater um dia à tua porta,
Dizendo que é um emissário meu,
Não acredites, nem que seja eu;
Que o meu vaidoso orgulho não comporta
Bater sequer à porta irreal do céu.

Mas se, naturalmente, e sem ouvir
Alguém bater, fores a porta abrir
E encontrares alguém como que à espera
De ousar bater, medita um pouco. Esse era
Meu emissário e eu e o que comporta
O meu orgulho do que desespera.
Abre a quem não bater à tua porta


Quando observo, como maçom, a caminhada dos meus irmãos mais novos/recentes, ou constato o eventual interesse de tanta gente pelos trabalhos que se oferecem a um maçom realizar, não posso deixar de invocar as palavras do mestre Fernando Pessoa pois nestas vejo, e cá está o direito à minha perspectiva hermenêutica, uma das pedras basilares que o progresso maçónico exige a cada um dos membros da Irmandade... Entre si, desenvolver um profundo espírito de entre-ajuda... Não esperar que um irmão bata à nossa porta para que lhe estendamos a mão e lhe prestemos o nosso mais profundo dever de solidariedade, como faríamos ao nosso ente mais querido... Mas tal altruísmo deve também estender-se fraternalmente a toda a comunidade.

Quando se pergunta "como entrar para a maçonaria?" resulta imperativo, direi eu então, reflectir/questionar em primeiro lugar, da nossa disposição de querer ver no outro que me cerca alguém a quem não me importaria de chamar irmão.

Assim se compreende como a tantos atraem os mistérios da maçonaria, mas como em poucos se acha a necessária força espiritual de incorporar os seus simbólicos mistérios... Os mistérios da Arte Real...

David