quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A Maçonaria e a Política

A política continua sendo um assunto mal compreendido e até certo ponto controverso na maçonaria. Ao se falar ‘em ou de política’, muitos Ir\ interpretam, automaticamente, como política-partidária (?!).

Ao analisarmos essa questão com mais profundidade e rigor, à luz da evolução e desdobramentos do conceito de política na maçonaria universal, através da história, descobrimos que há duas correntes claramente estabelecidas: a anglo-saxónica e a latina.

A anglo-saxónica proíbe-a terminantemente desde a Constituição de Anderson (1.723): “... e sobretudo deve-se evitar discussões sobre religião, política e nacionalidade”, “... nenhuma discórdia ou querela privada deverá transpor a porta da loja, menos ainda querelas a respeito de religião ou nações, ou política do Estado...”

E o Ir\ Anderson tinha motivos de sobra para assim pensar e assim agir. Na época proliferavam pela Europa violências políticas (guerra dos 30 anos...), religiosas (dogmatismo e sectarismo extremo entre anglicanos, católicos e protestantes) e reacendia um bárbaro anti-semitismo... (Clicar aqui para ler o resto)

domingo, 17 de fevereiro de 2008

I Have a Dream, Maçonaria e o Cumprimento de Um Sonho

Recorrentemente se escutam vozes denegrindo a imagem da maçonaria, dos seus afiliados, Irmãos, cujas motivações assentam não poucas vezes na ignorância, dogmatismo, nas suas diferentes formas.

A instituição maçónica é constituida por homens, e mulheres, que, em obediência intemporais princípios, nada mais pretendem que o bem comum, solidariedade, fraternidade, igualdade, liberdade.
Uma forma excelente de enunciar esses princípios está presente nas palavras imortais que se seguem...

I Have a Dream - Portuguese Translation

Eu Tenho Um Sonho
Martin Luther King, Jr.
28 de Agosto de 1963 Washington, D.C.

Quando os arquitectos de nossa república escreveram as magníficas palavras da Constituição e da Declaração de Independência, estavam assinando uma nota promissória de que todo norte americano seria herdeiro. Esta nota foi a promessa de que todos os homens, sim, homens negros assim como homens brancos, teriam garantidos os inalienáveis direitos à vida, liberdade e busca de felicidade. (Clicar aqui para ler o resto)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Maçonaria e Antigo Regime



Uma preciosidade histórica que ilustra as relações entre o regime político português antes do 25 de Abril e a maçonaria. Um proposta interessante de reflexão...





quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Maçonaria e Regicídio

Para o grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL) «há uma certa tendência por parte de gente mal informada e por vezes mal intencionada, em tornar a Maçonaria o bode expiatório de todos os atentados e de todas as desgraças que aconteceram».

«Confunde-se Maçonaria com Carbonária»

A «discrição» desta «ordem iniciática» tornaram-na «bode expiatório das monarquias absolutas, da igreja católica e das ditaduras comunistas e fascistas», explicou Reis.

Reportando-se a 1908, António Reis disse: «Confunde-se Maçonaria com Carbonária e relativamente a esta é falso que tenha sido a sua Alta Venda [direcção máxima] que decidiu o regicídio».

Segundo Reis, «está historicamente comprovado que o regicídio resultou de uma decisão de uma organização que teve à sua cabeça o sector operacional da Carbonária, uma unidade que agiu à revelia da Alta Venda, chamada Coruja e em conjugação com os dissidentes do Partido Progressista, nomeadamente o monárquico José de Alpoim, seu principal impulsionador, e o Visconde da Ribeira Brava». (Clicar aqui para ler resto do artigo)

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Morals and Dogma, Albert Pyke

Considerada como uma obra basilar do pensamento maçónico, este texto encontra-se em vários sites da maçonaria americana e aqui disponibiliza-se um link para mencionado texto...

Artigo de Fernando Pessoa no Diário de Lisboa, de 04-02-35

Estreou-se a Assembleia Nacional, do ponto de vista legislativo, com a apresentação, por um deputado, do projecto de lei sobre "associações secretas". De tal ordem é o projecto, tanto em sua natureza como em seu conteúdo, que não há que felicitar o actual Parlamento por lhe ter sido dada essa estreia. Antes há que dizer-lhe Absit omen!, ou seja, em português, Longe vá o agoiro!

Apresentou o projecto o sr. José Cabral, que, se não é dominicano, deveria sê-lo, de tal modo o seu trabalho se integra, em natureza, como em conteúdo, nas melhores tradições dos Inquisidores. O Projecto, que todos terão lido nos jornais, estabelece várias e fortes sanções (com excepção da pena de morte) para todos quantos pertençam ao que o seu autor chama "associações secretas, sejam quais forem os seus fins e organização". (Clicar aqui para ler)

Pessoa e a Filosofia

Pessoa combina de maneira genialmente magistral a densidade da sua prosa com universo da cultura filosófica... Clicar aqui para ler artigo.

Fernando Pessoa e Aleister Crowly

Mistério de Outubro de 1930, desaparecimento de A. Crowley com a colaboração de Fernando Pessoa... Texto muito interessante. Clicar aqui para ler.