quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Símbolos Maçónicos

Símbolos Maçónicos

Os principais símbolos maçónicos, que devem ser conhecidos no Grau de Aprendiz, são os seguintes:
COMPASSO- Representa a Justiça, pela qual devem ser medidos os actos do homem: simboliza, também, o comedimento na busca, já que, traçando círculos, delimita um espaço bem definido, símbolo do todo, do Universo. No plano esotérico, o Compasso é a representação das qualidades espirituais e do conhecimento humano. No Grau de Aprendiz, os ramos do Esquadro cobrem as hastes do Compasso, mos­trando que a materialidade suplanta a espiritualidade, ou que a mente ainda está subjugada pêlos preconceitos e pelas convenções sociais, sem a necessária liberdade para pesquisar e procurar a Verdade.

ESQUADRO - Simboliza a Equidade, a justiça, a Rectidão de carácter; esotericamente representa a matéria, ou o corpo físico. Rectidão é a qualidade do que é recto, tanto no sentido físico quanto no moral e ético; assim, à rectidão física, emanada do Esquadro, corresponde a rectidão moral, caracterizada pelas acções de acordo com a lei, com o direito e com o dever, e a virtude de seguir rectamente, sem se desviar, a direcção indicada pela equidade. É a jóia-símbolo do Venerável Mestre.

CINZEL - Instrumento cortante numa das extremidades, usado por escultores e gravadores. O Cinzel é um dos símbolos específicos do Grau de Aprendiz, pois, sendo destinado ao esquartejamento da pedra (que transforma a pedra bruta e informe em pedra cúbica, usada nas construções) ele simboliza a Razão, a Inteligência, enquanto que esote­ricamente, é o físico, ou a matéria, sobre a qual actua o espírito, que é o Maço.

MAÇO ou MALHO - Instrumento utilizado para, actuando sobre o Cinzel, desbastar a pedra. Simboliza a Força de carácter a serviço da Razão e da Inteligência (representados pelo Cinzel). Do ponto de vista místico, é o espírito actuando sobre a matéria. Também é um símbolo específico do Grau de Aprendiz.

RECUA - Haste de madeira ou metal dividida em 24 partes; cada parte corresponde a uma polegada. Necessária para marcar os limites do "esquadrejamento" da pedra para que as suas bordas sejam rectas, simboli­za um caminho rectilíneo a seguir, com uma conduta recta, sempre à fren­te. É o emblema da disciplina, da moral, da exactidão e da justiça. Também é um símbolo do Grau de Aprendiz.

Para ler resto do artigo clicar aqui